3º SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS TRADICIONALISTAS DESTAQUE/2023

Na noite de segunda-feira, 18 de setembro, na sede do CTG Rancho dos Tropeiros de Ibirubá aconteceu a 3º Sessão Solene em homenagem à Semana Farroupilha. Na ocasião foram homenageados os Tradicionalistas Destaque/2023: Edi Barrow Escobar e Liberto Leomar Franken.
EDI BARROW ESCOBAR, nascida em 7 de junho de 1952, é uma verdadeira filha do Rio Grande do Sul, nasceu na localidade de Linha 8, no interior do município de Ibirubá. Aos 7 anos iniciou seus estudos no colégio Esquina São José na localidade de Vila Seca, onde cursou até a 5ª série, por muitas vezes fez esse trajeto a pé, cortando frio, garoa e sol ardente, mas nunca desistiu dos seus sonhos. Por ser a irmã mais velha tão logo foi para o trabalho da casa, ajudando seus pais a criar seus irmãos e com 9 anos já era quem fazia a comida da casa, e ajudava na lavoura nas horas disponíveis.
Casou-se com Arão Aldori Medeiros Escobar em 1978, com quem teve 3 filhos, Jones Eduardo, Marcos Vinícius e Marília Escobar Sinhor. Cada um deles formou sua própria família ao lado de suas respectivas noras: Salete Kempf Escobar, Priscila Begliardi Escobar, e o genro Daniel Sinhor. Essas uniões expandiram nossa família e resultaram na chegada das netas Bruna Escobar, filha de Jones e Salete, que atualmente residem em Sorriso, no Mato Grosso, Luana Valentina e Heloisa Begliardi Escobar, bem como Laura Escobar Sinhor. Seus filhos e netas foram praticamente criados dentro do CTG, sempre cultivando a Tradição
A dedicação de Edi à entidade perdurou ao longo dos anos, e sua paixão pela cultura gaúcha sempre foi evidente, seja através de sua participação na patronagem, na invernada de dança ou em seu trabalho na cozinha, incluindo a preparação de pratos tradicionais para eventos. Em 2013, Edi e seu esposo coordenaram a casa com muito zelo e dedicação, com uma patronagem de eventos com a casa sempre cheia, e alavancando a tradição levando nossos costumes aos jovens, de um local sadio e hospitaleiro. Nos dias de hoje Edi preocupada em servir bem a todos que por aqui passam, deixa sua marca registrada participando da patronagem. Seu merecimento como Destaque Tradicionalista 2023 é mais do que merecido.
LIBERTO LEOMAR FRANKEN nascido em 15 de abril de 1960, filho de Armando e Elida Franken. Liberto residia em Esquina Hetzel, Quinze de Novembo até 10 anos de Idade, após sua vinda para Ibirubá transferiu-se para a localidade do Pinheirinho onde passou a frequentar a Escola Princesa Isabel. Em 1973 passou a estudar na Escola General Osório onde participou do Grêmio Estudantil, e mais tarde da União Ibirubense dos Estudantes -sendo o coordenador. Sempre participou da Ala Jovem do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e hoje atua como Vice-Presidente do Sindicato Rural Patronal de Ibirubá. Sempre exerceu com sua família atividades agrícolas, que perdura até hoje junto com os filhos. Liberto casou-se com Ane, e desta união tiveram dois filhos: Vangles Leonardo e Vagner Luis. Avô de dois netos: Theo Vicente filho de Vangles e Sabrina, e Helena filha de Vagner e Fernanda. Em 1985 foi convidado á participar da Patronagem do CTG Rancho dos Tropeiros como agregado das Chelpas. Passou a integrar sucessivas patronagens, quando então em 1991 e 1992 assumiu como Patrão da Entidade por duas vezes. Dentro do possível, continua participando e incentivando as Tradições Gaúchas do Município.
Parabéns Edi Escobar e Liberto Franken por sus notáveis realizações e por sempre manterem viva a chama da Tradição Gaúcha em nossa região.

Comentários
Nós usamos cookies para melhorar cada vez mais sua experiência de navegação no site. Para mais detalhes consulte a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE
+