2º SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 40 ANOS DA ESCOLA APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) 2023

No dia 5 de setembro, aconteceu a 2 º Sessão Solene da Câmara de Vereadores na Casa de Cultura de Ibirubá para prestar uma merecida homenagem à APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Ibirubá, que completou 40 anos de incansável trabalho em prol das pessoas com deficiência.
A história da APAE de Ibirubá teve início em 10 de setembro de 1983, quando um grupo de famílias realizou um sonho com o apoio do então prefeito Olando Kanitz e do secretário de Educação Rudy Schweig. Nair Stefanello Libreloto desempenhou um papel fundamental na obtenção da documentação necessária para a fundação da APAE de Ibirubá e no cadastramento das pessoas com deficiência no município.
Ao longo de quatro décadas, a APAE de Ibirubá se destacou graças a projetos inovadores e parcerias sólidas que visam garantir a qualidade de vida e os direitos das pessoas com deficiência em diversas áreas, incluindo educação, assistência social e saúde.
A primeira diretoria, composta por Dr. Edison Torres (Presidente), Milton Veronese (Vice-Presidente), Secretária Nair Stefanelo Libreloto, Gelsi Ribas (Vice-Secretária), Rudi Schweig (Tesoureiro) e Nelci Kanitz (Vice-Tesoureira), deu início a esse nobre trabalho. Atualmente, a escola funciona em prédio próprio com uma estrutura física de 1.200m².
A Escola Especial Franz Hümmler – APAE desempenha um papel fundamental na comunidade, atendendo alunos com deficiência intelectual e múltipla, oferecendo um ensino fundamental especializado para jovens de 6 a 14 anos, além de programas pedagógicos específicos, como atividades de vida diária, culinária, teatro, dança, educação física e informática, entre outros. Todas essas atividades contribuem para o desenvolvimento, independência e autonomia dos alunos.
Atualmente, a APAE de Ibirubá atende 70 alunos e conta com uma equipe composta por 1 Diretora, 1 Coordenadora Pedagógica, Secretário, Assistente Social, Psicóloga, Fonoaudióloga, 2 Fisioterapeutas, 9 Professores, 1 Auxiliar de Serviços Gerais, 1 Merendeira, 1 Motorista e também com o apoio de 28 voluntários. A escola tem capacidade física para atender até 100 usuários.
Durante a sessão solene, enfatizou-se a importância da união de esforços, destacando o apoio da Administração Municipal, Estadual, Federal, amigos, voluntários, membros da Diretoria, famílias dos alunos, professores, coordenação pedagógica e a equipe técnica composta por psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais. Também foi apresentado um vídeo institucional da escola e prestado homenagens aos antigos colaboradores.
Em um emocionante discurso, Lauri Born, Presidente da APAE e pai de um aluno, expressou sua gratidão pela instituição, enfatizando como a APAE oferece apoio e amparo às famílias que, ao receberem o diagnóstico de alguma deficiência, muitas vezes se veem perdidas.
A Diretora da APAE, Solange Conrad, agradeceu a bela homenagem e a todos que, ao longo de 40 anos, contribuíram e continuam contribuindo para o sucesso da APAE de Ibirubá. Reforçou o trabalho de equipe que e feito sempre com muito amor e carinho.
A sessão solene não apenas celebrou quatro décadas de dedicação e empenho da APAE de Ibirubá, mas também ressaltou a importância do compromisso coletivo em prol das pessoas com deficiência na comunidade. A instituição segue firme em sua missão de fazer a diferença na vida de tantas pessoas e proporcionar um futuro brilhante para todos os seus aluno