CERIMÔNIA DE POSSE E DIPLOMAÇÃO DE VEREADORES MIRIN

No dia 29 de maio de 2023, foi celebrada a emocionante Cerimônia de Posse e Diplomação dos 11 Vereadores Mirins titulares e dos 9 suplentes, na Câmara Municipal de Vereadores. O evento contou com a presença de autoridades locais, familiares e amigos, que lotaram o Plenário para prestigiar os jovens parlamentares.
A Cerimônia foi conduzida inicialmente pelo Presidente provisório Bruno Eduardo Peixoto Schmitt, da Escola Santa Teresinha, por ser o mais velho entre os vereadores mirins eleitos, e secretariados provisoriamente pelo Vereador Mirim Pietro Maurer Piva, do Colégio Sinodal, que obteve o maior número de votos dentre todos. Durante a cerimônia, todos os Vereadores Mirins receberam seus Diplomas, simbolizando a conquista do cargo e o reconhecimento de sua participação no processo democrático. No entanto, apenas os vereadores mirins titulares foram empossados, cumprindo o juramento simbólico que oficializou o início de seus mandatos.
O juramento simbólico é um momento solene em que os vereadores mirins se comprometem a cumprir suas responsabilidades com ética, transparência e compromisso com a comunidade que representam. Esse momento marca o início de sua atuação como legisladores mirins, onde terão a oportunidade de apresentar propostas, debater temas de interesse do público e desenvolver habilidades de liderança e cidadania.
A Cerimônia de Posse e Diplomação dos Vereadores Mirins titulares e suplentes representa um passo importante no fortalecimento da democracia e na promoção da participação cívica dos jovens. Um dos principais objetivos do Programa Vereador Mirim é fomentar a participação cidadã desde cedo, estimular o interesse pela política, permitindo que os jovens compreendam o funcionamento do Poder Legislativo e tenham a oportunidade de apresentar propostas e defender os interesses da comunidade, de forma responsável e engajada.
Ao assumirem seus mandatos, os vereadores mirins titulares têm a oportunidade de representar os interesses da comunidade e contribuir para o desenvolvimento do Município. Espera-se que esses jovens parlamentares sejam agentes de mudança, trazendo novas ideias, perspectivas e propostas para os debates legislativos, sendo eles: Aline Campos Rodrigues, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rincão Seco; Bernardo Rodrigues da Silva, da Escola Estadual de Educação Básica General Osório; Bruno Eduardo Peixoto Schmitt, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Teresinha; Eduarda Souza Ramos Pena, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Hermany; Emanuele B. Riva, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Floresta; Filippo Matteo Pedrotti, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Edison Quintana; Kauã Vitor Bólico dos Santos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Brenner; Lara Emanuele Pereira dos Santos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Edison Quintana; Lorenzo Alves de Oliveira, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ibirubá; Pietro Maurer Piva, do Colégio Sinodal de Ibirubá; e Sophia Stefani Raber Fior, do Colégio Sinodal de Ibirubá;
Como parte da Solenidade, foi realizada a eleição da Mesa Diretora Mirim, ficando composta da seguinte forma: Presidente Mirim: Sophia Raber Fior; Vice-Presidente Mirim: Emanuele B. Riva; e Secretária Mirim: Eduarda S. R. Pena.
A Posse e Diplomação dos Vereadores Mirins reforça a importância de investir na formação política e cívica das novas gerações, visando construir uma sociedade mais participativa, inclusiva e consciente de seus direitos e deveres.