18/12/2018

Cerimônia marca o encerramento do mandato dos vereadores mirins e a premia os vencedores da 1ª Olimpíada de Redação

Os onze vereadores mirins encerraram seu mandato;

Gabrieli Schneider da EMEF Rincão Seco, Professora da Escola Floresta Priscila de Oliveira (representando o aluno Carlos Eduardo Muniz) e Karoline Bohrz da EEEF Edison Quintana, vencedores da Olimpíada de Redação.

Na tarde de quinta-feira (13), a Câmara Municipal de Vereadores de Ibirubá realizou cerimônia que marcou o encerramento de mandato dos vereadores mirins, os quais haviam tomado posse no dia 12 de outubro de 2017, durante a 10ª Expoibi. A solenidade relembrou os bons momentos e atividades desenvolvidas com os jovens durante todo o ano de 2018, enaltecendo os fortes laços construídos e o grande aprendizado que os mesmos tiveram sobre aos aspectos relativos ao processo legislativo e ao trabalho dos vereadores. No próximo ano, o novo Presidente da Câmara deverá realizar novo processo eleitoral nas escolas para escolha dos novos vereadores mirins, que devem tomar posse em meados de março de 2019.

A Olimpíada de Redação

Dentre as atividades desenvolvidas com os vereadores mirins, esteve a 1ª Olimpíada de Redação, proposta aos mesmos durante sessão ordinária mirim ocorrida no dia 08 de agosto, com grande aceitação. Na ocasião, foi escolhido o nome do concurso, ficando “1ª Olimpíada de Redação”, com tema escolhido “Eleições 2018”, que teve o maior número de votos. No dia 02 de setembro, nova reunião aconteceu juntamente com os vereadores mirins e direção das escolas, para acertar os últimos detalhes da competição.

Sendo assim, cada escola participante propôs a redação aos alunos de 7ºs, 8ºs e 9ºs anos.  De cada ano, uma redação foi escolhida - a escolha da melhor redação ficou a cargo da própria escola, que formou comissões multidisciplinares para seleção das mesmas, estas comissões contando, inclusive, com a participação, dos vereadores mirins. Portanto, cada educandário ficou responsável em encaminhar para o processo final de avaliação três redações – uma de cada ano. No dia 19 de outubro, os respectivos envelopes com as redações, devidamente lacrados, foram entregues na Secretaria da Câmara, e posteriormente foram encaminhadas a uma competente equipe do IFRS Campus Ibirubá, através da competente e gentil Dra. Paula Gaida Winch e equipe, para correção e escolha das três melhores – esta mesma equipe, inclusive, foi a responsável pela elaboração do enunciado da proposta de redação. Grande trabalho foi desenvolvido nas escolas para que a Olimpíada pudesse se tornar realidade, envolvendo um grande esforço de professores, alunos, equipes diretivas e, é claro, dos vereadores mirins, que ficaram responsáveis pela coordenação e acompanhamento do processo.

Enfim escolhidas as três melhores redações, no dia 13 foi realizada a cerimônia de entrega da premiação juntamente com o encerramento das atividades dos vereadores mirins, marcando momentos de muita alegria, descontração, e, é claro, muito orgulho por parte das equipes diretivas e de docentes das escolas que tiveram destaque no concurso.

Os vencedores da 1ª Olimpíada de Redação foram:

7º ano do Ensino Fundamental – Karoline Bohrz, da E.E.E.F. Edison Quintana;

8º ano do Ensino Fundamental – Gabrieli Schneider, da E.M.E.F. Rincão Seco;

9º ano do Ensino Fundamental – Carlos Eduardo Muniz, da E.M.E.F. Floresta, que no ato da entrega da premiação foi representado por sua professora de Língua Portuguesa, Priscila de Oliveira.

Além de fomentar e incentivar a reflexão e o debate acerca da atual situação política que atravessa o país, a intenção através deste concurso foi também incentivar a leitura, o raciocínio e a escrita, tão importantes nos dias atuais. Para o próximo ano, pretende-se dar continuidade a este valoroso projeto, além de incrementar ações e atividades desenvolvidas com os vereadores mirins.