Inicial Câmara Proposições Notícias Projetos Contas Públicas Legislação Fale Conosco
História
Estrutura
Notícias
Período Legislativo
Comissões
Regimento interno
Atas e anais
Criação de Lei
Localização
Legislatura Atual
Mesa Diretora
Eleição da Mesa
Suplentes
Tribuna
Comissões
Atribuições
Subsídios
Líder da Bancada
Ordinárias
Solenes
Extraordinárias
Ex-Presidentes
Ex-Vereadores
Cargos e Remuneração
Diárias

 

 

 

 

 

 
 

27/11/2018

 

Dr. Luiz Alende recebe o título de Cidadão Ibirubense

 

A Sessão Ordinária de número 27 do ano de 2018 foi realizada junto a Câmara Municipal de Vereadores na noite de segunda-feira, dia 26/11. Na ocasião, o médico geriatra Dr. Luiz Alberto Maciel Alende recebeu o título de Cidadão Ibirubense, homenagem proposta pelo vereador Silvestre Antônio Rebelato em prol da valorização dos bons serviços prestados pelo médico natural do município de Alegrete na área da saúde em Ibirubá.

No início da sessão, foi deliberada e aprovada a ata da sessão anterior, lidos os ofícios expedidos e recebidos, lidas as indicações de nº 277 até 283 e lido o pedido de informação nº 036/18, além da leitura e deliberação de cinco Requerimentos nº 051 até 055. Na sequência, foi realizada emocionante homenagem ao Dr. Alende, que encantou a todos e abrilhantou a noite com significativas palavras, que trouxeram a todos verdadeiras lições de vida e demonstraram sua gratidão e honra por receber o título de Cidadão Ibirubense.

O homenageado Luiz Alberto Maciel Alende

Nascido no município de Alegrete em 20 de abril de 1949, o Dr. Luiz completará em 2019 70 anos de vida. Em 1969, iniciou sua graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria, a qual concluiu em 1974. Em 1975, casou-se com sua conterrânea Lígia Maria Pesce da Silveira, com quem teve dois filhos, Cícero e Luísa. Neste mesmo ano, iniciou sua carreira médica junto à Sociedade Hospitalar 15 de Novembro, no primeiro distrito, ainda naquela época pertencente ao município de Ibirubá. Em 1979, iniciou seus trabalhos no Posto de Saúde daquela localidade, conquistando vasta clientela como clínico geral e vasto círculo de amigos.

Em 1980, por um convite do amigo, compadre e colega de profissão Orsini Gomes Guterres, transferiu-se e fixou residência em Ibirubá, abrindo seu consultório junto ao Hospital Santa Helena, enquanto continuava desempenhando suas atividades no posto de saúde da cidade vizinha. Posteriormente, transferiu-se para o Posto de Saúde de Ibirubá, onde atendeu a comunidade durante 33 anos, especialmente os mais desfavorecidos. Foi também o primeiro médico a prestar atendimento no Posto de Saúde do Bairro Floresta, na época improvisado junto a escola. Também por vários anos atendeu junto aos postos de Alfredo Brenner e Santo Antônio do Bom Retiro, agregando uma longa trajetória de vida profissional na comunidade como médico clínico, tendo anteriormente também atuado nas áreas de ginecologia e obstetrícia e cirurgias.

Com a extinção do Hospital Santa Helena, transferiu-se para o Hospital Annes Dias, onde atualmente mantém seu consultório e presta assistência junto ao pronto atendimento, tendo sido Diretor Técnico e Diretor do Corpo Clínico da instituição. Além disso, exerce o cargo de Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Humano da Unimed Alto Jacuí, onde desenvolve juntamente com sua equipe de colaboradores múltiplas ações com foco em medicina preventiva e conhecimento científico em toda a região de abrangência da operadora, com destaque para a Jornada Médica do Alto Jacuí. Fundou e presidiu o Comitê de Ação de Cidadania e Combate à Fome, promovendo ações que visavam ajudar as pessoas com foco na auto sustentabilidade. Pertenceu ao Clube das Quartas e ao Lions Clube, e atualmente é membro ativo da Loja Maçônica João de Barro, em Ibirubá. Além disso, tem uma grande clientela fidelizada, com quem desenvolve uma relação médico-paciente muito positiva e conquistou na comunidade diversos laços de amizade e afeto.

Após a homenagem, a Secretária Jaqueline realizou a leitura dos seguintes projetos de lei, todos baixados para análise em suas respectivas comissões:

- PL Municipal nº 041/18, que institui o Programa Municipal de Apoio ao Ensino Superior e dá outras providências;
- PL Municipal nº 042/18, o qual denomina logradouros o Loteamento Bella Vista;
- PL Complementar nº 013/18, que acresce os Incisos I e II ao Art. 247 do Código Tributário Municipal – Lei nº 510/74;
- PL do Legislativo nº 027/18, de autoria do vereador Vagner Oliveira, o qual concede o título de Cidadão Ibirubense ao Dr. Sérgio Perdigão da Rocha.
Ainda, na noite, foi votado e aprovado o PL do Legislativo nº 026/18, que altera o caput do Art. 3º da Lei Municipal nº 2.583, de 27 de abril de 2015. Ao final da sessão, foi realizada a Manifestação em Tribuna dos vereadores.

A próxima Sessão Ordinária será realizada no dia 03 de dezembro, próxima segunda-feira, devido à sessão que cairia no dia 24, véspera de Natal, ter sido adiantada. Até o final do ano, porém, a Câmara contará com extensa agenda, devido a necessidade da realização de audiências públicas e votação dos projetos que compõem o novo Plano Diretor, tão aguardado pela comunidade ibirubense. Na sessão do dia 3 é prevista a participação dos membros do Conselho Tutelar e Rede de Atendimento a Educação (RAE), que virão ao Plenário explanar as atividades desenvolvidas por estes órgãos em 2018, em atendimento ao Requerimento do vereador Henrique Hentges.

 


 

 

DOE ORGÃOS, DOE SANGUE: SALVE VIDAS

Câmara Municipal de Ibirubá

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
* Manhã: 08:00 às 12:00
* Tarde: 13:30 às 17:30

Rua Firmino de Paula, 780 - CEP 98200-000 - Ibirubá-RS
54 3324-1919     54 3324-3838      54 3324-4221
vereadores@ibiruba.rs.gov.br
geral@camvereadoresibiruba.rs.gov.br
camaraibiruba@yahoo.com.br