23/10/2018

Jaime Fortunato Cervo é Cidadão Ibirubense

A Câmara Municipal de Vereadores de Ibirubá realizou na noite de segunda-feira (22) sua 24ª Sessão Ordinária, em sessão que contou com importante homenagem a Jaime Fortunato Cervo, que recebeu o título de Cidadão Ibirubense pelos relevantes serviços prestados à comunidade ibirubense durante sua trajetória de vida. A proposição para a homenagem ao advogado foi realizada pelos vereadores André Oliveira Ferreira e Oneide Neuland.

A sessão iniciou com deliberação e aprovação da ata nº 2.038/18 (referente à sessão ocorrida no dia 15/10), leitura dos ofícios recebidos e expedidos e leitura das indicações 248 até 251.Na sequência, foi realizada a entrega do título de Cidadão Ibirubense para Jaime Fortunato Cervo, que, ladeado por seus amigos e familiares, com muita emoção recebeu a condecoração.

Nascido em 13 de maio de 1945 em Faxinal do Soturno, Jaime é o segundo filho de dez irmãos do casal Avelino Cervo e Christina Inez Odorizzi Cervo. Era casado com Maria Avani Cervo, com quem teve quatro filhos: Diógenes, Gustavo, Giovani e Fabíola, todos nascidos em Ibirubá. Desde 2014, convive em uma União Estável com Maria Erotilde Depellegrins Tedesco.

Jaime é destaque na comunidade ibirubense por seus relevantes serviços e atuação nas áreas da Educação, Direito e Política no município. Tendo já concluído os cursos Clássico Científico e Curso Superior de Ciências Políticas e Econômicas, em 1972, veio residir em Ibirubá, onde trabalhou como representante do INSS terceirizado até 1981. Desde 1972 a 1973, frequentou as aulas de Direito em Cruz Alta, indo até o município vizinho de Kombi pelas estradas barrentas. Em 1976, passou a ser inscrito no quadro de advogados da OAB. Concomitantemente ao exercício da Advocacia, exerceu a atividade de Professor de Direito Usual e Legislação Aplicada na antiga Escola Técnica de Comércio de Ibirubá. Em 1975, participou da criação da Escola de 2º Grau Edmundo Roewer, onde permaneceu em suas atividades até o ano de 2003, aposentando-se como professor estadual. Foram 32 anos dedicados à educação e formação de novos cidadãos ibirubenses.

Entre 1976 a 1982 foi Juiz de Paz e vereador de 1983 a 1988, sendo alguns anos depois candidato a vice-prefeito. Ele também foi suplente de vereador pelo Partido Progressista, diplomado em 1996. No exercício da Advocacia, dedicou-se quase exclusivamente à área da Previdência Social. Durante sua vida, ainda, exerceu diversas atividades sociais no município de Ibirubá, como Presidente do Departamento Municipal de Futebol de Salão, escrutinador eleitoral, Vice-Diretor e Tesoureiro do CPM da Escola Edmundo Roewer, Presidente e Tesoureiro do Lions Clube, Membro da Diretoria da ACISA, Vice Presidente da OAB e Assessor Jurídico da Cooperativa Habitacional Ibirubá – Coohabi.

Após a homenagem, foi feita a leitura e deliberação dos Requerimentos nº 047 e 048/18 (ambos aprovados por unanimidade) e também realizada a leitura de mais dois projetos:

- Projeto de Lei do Legislativo nº 024/18, de autoria do vereador Silvestre Antônio Rebelato, o qual concede o Título de Cidadão Ibirubense ao Dr. Luiz Alberto Maciel Alende;
- PL Municipal nº 038/18, o qual modifica os requisitos para ingresso aos empregos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias, alterando a Lei Municipal nº 2.333/2010. Ao final da sessão, ocorreu a Manifestação em Tribuna dos vereadores. A próxima Sessão Ordinária acontece somente no dia 12 de novembro, atendendo ao Regimento Interno da Casa (três sessões ordinárias/mês). Porém, na próxima segunda-feira (29) acontece Sessão Extraordinária, às 18h30min, para discussão e votação do PL Municipal 038/18, o qual é de caráter emergencial.