Inicial Câmara Proposições Notícias Projetos Contas Públicas Legislação Fale Conosco
História
Estrutura
Notícias
Período Legislativo
Comissões
Regimento interno
Atas e anais
Criação de Lei
Localização
Legislatura Atual
Mesa Diretora
Eleição da Mesa
Suplentes
Tribuna
Comissões
Atribuições
Subsídios
Líder da Bancada
Ordinárias
Solenes
Extraordinárias
Ex-Presidentes
Ex-Vereadores
Cargos e Remuneração
Diárias

 

 

 

 

 

 
 

19/09/2018

 

Semana Farroupilha: Câmara realizou Sessão Solene em homenagem
aos Tradicionalistas Destaque 2018

 

Integrando a programação oficial da Semana Farroupilha, a Câmara Municipal de Vereadores de Ibirubá realizou na noite do dia 17 uma Sessão Solene em homenagem aos Tradicionalistas Destaques 2018, em cerimônia realizada junto ao CTG Rancho dos Tropeiros. Neste ano, os tradicionalistas homenageados foram o casal Marcos Escobar e Priscila Begliardi Escobar. Juntamente com seus amigos e familiares, o casal, bastante emocionado, recebeu a importante homenagem em razão dos seus relevantes serviços prestados em prol da valorização da cultura gaúcha.

Os homenageados

O casal Marcos e Priscila possuem uma enorme e relevante história junto ao CTG Rancho dos Tropeiros e em prol do tradicionalismo gaúcho em Ibirubá e região. Priscila nasceu em Cruz Alta no dia 30 de julho de 1985, filha de Cleonice Begliardi e Darci Begliardi, tendo como irmão Fabiano Begliardi. Aos três anos, veio residir na Terra da Pitangueira do Mato.
Em 30 de julho de 2011, uniu-se aos sagrados laços do matrimônio em um emocionante casamento típico gaúcho junto ao CTG Rancho dos Tropeiros com Marcos Escobar, seu companheiro desde fevereiro do ano 2000. Juntos, tiveram uma filha, Luana Valentina Begliardi Escobar, que atualmente tem cinco anos e é Prendinha Dente de Leite do CTG Rancho dos Tropeiros, também já tendo representado a entidade nas categorias Bonequinha e Boneca do Rancho.

Iniciou sua caminhada no tradicionalismo ainda no ano de 1997, quando ingressou na Invernada Juvenil, participando de diversas atividades artesanais e culturais, eventos, rodeios, ENARTs e apresentações em diversas entidades da região e Estado. Durante sua trajetória, ainda, assumiu o cargo de 3ª Prenda Juvenil do CTG, fundou o primeiro grupo de danças tradicionalistas na Escola General Osório, representou o CTG como Prenda Adulta e Prenda da 9ª Região Tradicionalista, no qual ajudou a desenvolver o Núcleo e Fortalecimento da Cultura Gaúcha e o MTG Vai à Escola, projetos realizados nas escolas e demais CTGs de toda a região.

Priscila também foi anfitriã do 34ª Concurso Regional de Prendas no CTG Rancho dos Tropeiros, e, em 2009, retomou ao cargo de Prenda Adulta no CTG na gestão de Igilberto Tolazzi. Em 2010, 2011 e 2012 representou o departamento cultural da entidade em diversas atividades, sempre estando lado a lado do andamento de todas as patronagens. Sua caminhada como prenda, enfim, se resumiu a dedicar-se e difundir valores, princípios éticos e morais da cultura gaúcha, também levando seu vasto conhecimento sobre folclore, história, arte, danças, declamações e artesanato para as demais prendas e simpatizantes da cultura gaúcha. Em um resumo de sua trajetória, conheceu da 1ª a 30ª Regiões Tradicionalistas do Estado, locais onde adquiriu vasta e rica bagagem em valores para seu engrandecimento como pessoa.

Marcos Vinícius Escobar nasceu no dia 11 de abril de 1985 na querência da Pitangueira do Mato, filho de Arão Aldori Medeiros Escobar e Edi Barrow Escobar, tendo como irmãos Jones Eduardo Escobar e Marília Escobar Sinhor. Incentivado pelos pais, desde pequeno frequentou o CTG Rancho dos Tropeiros, antes ainda de dar os primeiros passos.

Em 2011, casou-se com Priscila Begliardi Escobar, sendo este, inclusive, o primeiro casamente típico gaúcho da cidade. Desde guri, Marcos usou a bombacha e o lenço colorado, defendendo a causa com orgulho estampado no peito, acreditando, desta forma, estar no caminho certo para a melhor formação dos cidadãos e suas famílias. Aos cinco anos, começou a dançar na invernada mirim, e nesta época aprendeu a declamar alguns versos, representando o CTG e conquistando diversos troféus em concursos de poesias e rodeios em diversos municípios. Sempre no lombo do cavalo, participou de cavalgadas e desfiles farroupilhas. Na atividade campeira, desde guri laçava “muita vaca parada”, sendo sua primeira gineteada em 1996 em Tapera. No decorrer de sua vida, representou o Rancho dos Tropeiros em diversas atividades, como tiro de laço e gineteada e cavalo crioulo. Em 1998, foi peão farroupilha do CTG Rancho dos Tropeiros, local no qual também participou de diversas gestões de diferentes patronagens.

Homenagem foi realizada na noite de segunda-feira (17), no CTG Rancho dos Tropeiros

 

Marcos Vinícius Escobar recebeu a homenagem de Tradicionalista Destaque 2018 das mãos do patrão do CTG, Sr. Nelson Anor de Abreu, juntamente com o Presidente do Legislativo, Vagner Oliveira

E Priscila Begliardi recebeu o troféu das mãos do vereador Silvestre Antônio Rebelato, ele que foi o autor
do Projeto de Resolução que criou a distinção “Tradicionalista Destaque” especificamente para mulheres,
ladeados pelo Presidente Vagner

 

 

 

 

 

 

DOE ORGÃOS, DOE SANGUE: SALVE VIDAS

Câmara Municipal de Ibirubá

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
* Manhã: 08:00 às 12:00
* Tarde: 13:30 às 17:30

Rua Firmino de Paula, 780 - CEP 98200-000 - Ibirubá-RS
54 3324-1919     54 3324-3838      54 3324-4221
vereadores@ibiruba.rs.gov.br
geral@camvereadoresibiruba.rs.gov.br
camaraibiruba@yahoo.com.br