17/07/2018

14ª Sessão Ordinária repleta de fortes emoções

Uma sessão atípica, diferente e carregada de fortes emoções: assim podemos definir a 14ª Sessão Ordinária de 2018 da Câmara Municipal de Vereadores de Ibirubá, realizada na noite de segunda-feira (16). A reunião fugiu longe dos padrões de uma sessão comum, as quais todos os participantes e expectadores estão acostumados, mas, certamente, quem participou saiu do local com enorme sensação de bem estar e empatia – algo praticamente impossível de traduzir em simples palavras.

Inicialmente, aconteceu homenagem aos 40 anos do Grupo Alcoólicos Anônimos de Ibirubá, em atendimento ao Requerimento 019/2018, de autoria dos vereadores Dácio Azevedo Moraes, Henrique Antônio Hentges e Vagner Oliveira.  Mas, a parte mais gratificante foi o depoimento prestado por um dos membros do AA em agradecimento a homenagem: foram verdadeiras lições de vida, que arrancaram sonoros aplausos e até lágrimas da plateia presente, que atenta acompanhava interessantes os relatos.

A sessão contou também com casa cheia, pois era uma noite especial, de homenagem ao desportista Fabrício Belló, jovem muito benquisto na comunidade ibirubense que perdeu a vida aos 28 anos de idade em um trágico acidente ocorrido em 27 de julho de 2012. Como prometido, um grande número de amigos do “Bício” permaneceu em peso no Plenário para prestigiar a homenagem póstuma. Com lágrimas nos olhos e muita emoção, acompanharam atentamente a história de vida de Fabrício, carinhosamente e detalhadamente escrita por sua mãe, Dulci Belló.

Aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei do Legislativo nº 015/2018, de autoria do vereador Silvestre Antônio Rebelato, propôs uma homenagem ao jovem com a denominação de “Quadra Esportiva Fabrício Belló” a quadra esportiva localizada no Ginásio da Escola de Educação Infantil Alice Fleck, recentemente inaugurada. E, como já esperado, o projeto foi aprovado por unanimidade. A mãe do jovem, usando a palavra em nome dos demais familiares e amigos, disse emocionada: “Há seis anos, o Bício foi velado neste mesmo lugar (Câmara), como se houvesse uma festa em sua homenagem. E, hoje, tenho certeza de que ele está aqui, pertinho de nós, certamente muito feliz em receber esta homenagem contando com a presença de tantos amigos e pessoas queridas a ele”, disse.

Após, foi votado outro projeto de homenagem do vereador Silvestre Antônio Rebelato – O Projeto do Legislativo 016/2018, que denomina de Ginásio de Esportes Simon Bender Neto o Ginásio da Escola de Educação Infantil Alice Fleck. O menino Simon, nascido no dia 05 de dezembro de 2001, filho de Gabriel Bender e Mara Santos Bender, veio a falecer em 05 de dezembro de 2001, aos 09 anos de idade, vítima de um trágico atropelamento. De sorriso fácil, brincalhão e que amava o esporte, o garoto residia em frente à Escola Alice Fleck, e conquistava facilmente a todos que o rodeavam. E, por isso mesmo, o Projeto também foi aprovado por unanimidade por todos os vereadores da Casa Legislativa.
Além das homenagens, como de praxe na noite foi deliberada e aprovada a ata da sessão anterior, lidos os ofícios recebidos e expedidos, lidas as Indicações de nº 149 a 161 e lido e deliberado o Requerimento nº 035/18, aprovado por unanimidade. Também foi lido e votado o Projeto de Lei Municipal nº 026/2018, que autoriza a contratação de auxiliares de ensino (aprovado por oito votos a favor e um contra, além de uma abstenção).

Na noite, ainda, foram lidos os seguintes projetos:

- Projeto de Lei do Legislativo nº 018/18, do vereador Silvestre A. Rebelato, que estabelece junto às empresas locais o Programa “Troco Solidário”, o qual tem por finalidade auxiliar financeiramente entidades filantrópicas do Município (Baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Educação, Segurança, Saúde e Assistência);
- Projeto de Lei Complementar nº 009/2018, que altera e acresce dispositivos da Lei Complementar nº 119/18 (Baixado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final).

Ao final da sessão, aconteceu a Manifestação em Tribuna dos vereadores (as). A próxima sessão ordinária acontece na segunda-feira, dia 23 de julho, às 19 horas.