Poder Legislativo Ibirubense

26/06/2018

12ª Sessão da Câmara teve homenagem
para o Grupo Alemão Die Lustigen

A 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Ibirubá, ocorrida na noite de segunda-feira (25), contou com homenagem aos trinta anos de fundação do Grupo Folclórico Alemão Die Lustigen.  A homenagem foi realizada em atendimento ao Requerimento 020/2018, de autoria dos vereadores Henrique Antônio Hentges, Dácio Azevedo Moraes e Vagner Oliveira. Com muita alegria, diversos integrantes do grupo, juntamente com a Presidente do Grupo, Marinez Jandrey, devidamente caracterizados com roupas típicas alemãs, receberam das mãos dos vereadores ibirubenses mais esta importante condecoração.

Um pouco da história do Grupo Alemão Die Lustigen

O Grupo Die Lustigen surgiu oficialmente no dia 10 de março de 1988, formado por oito casais que tiveram sua inspiração com o Grupo de Danças do Colégio Sinodal, do qual participavam seus filhos. A primeira apresentação do grupo aconteceu em um jantar típico alemão, por ocasião do aniversário do município.

Inicialmente, o grupo chamava-se Wolkstanzgruppe Die Lustigen. Desde 1990, tornou-se um Departamento da Sociedade Cultural Dona Leopoldina, no Clube Divertido, local onde mantém sua sede até os dias atuais.  No mesmo ano, foi criado o Maifest, evento que neste ano chegou à sua 28ª edição no mês de maio e é parte integrante do Calendário de Eventos do município. Desde 1993, é filiado á Associação Nacional Cultural de Grupos de Dança Alemã de Gramado. E, desde 94, integra a Associação Regional Planalto Médio Alto Uruguai.

O grupo, desde sua criação até os dias atuais, busca o resgate autêntico da cultura alemã, tanto na dança como trajes, usos, costumes e culinária. Possui desde 1994 o programa de rádio Die Deutsche Schtunde (A Hora Alemã) , apresentado aos sábados pela manhã e totalmente falado na língua alemã. Há 21 anos, o Die Lustigen realiza o Lanternzug (Caminhada das Lanternas), a qual tem cunho religioso ecumênico e á realizada no mês de dezembro, em alusão às comemorações natalinas.  Além disso, o grupo, através de sua história, sempre divulgou e segue divulgando o nome de Ibirubá em eventos locais, regionais, estaduais e até nacionais.

Na noite, também foi realizada a leitura e deliberação da ata da sessão anterior, leitura dos ofícios recebidos e expedidos, leitura das Indicações nº 122 a 128 e leitura dos Pedidos de Informação 023 e 024/2018. Houve ainda a leitura e deliberação do Requerimento 032/2018, de autoria dos vereadores Henrique Hentges, Dácio Azevedo Moraes e Vagner Oliveira, o qual solicita ao DAER e Secretaria dos Transportes melhor sinalização junto às lombadas eletrônicas instaladas junto à ERS 223 (aprovado por unanimidade).

Além disso, foi lido um projeto do Executivo Municipal (025/2018), o qual autoriza a contratação temporária de Auxiliar de Ensino, e realizada ainda a leitura das emendas do Projeto de Lei do Legislativo nº 010/2018, de autoria da vereadora Jaqueline Brignoni Winsch. Na ocasião, também foi lido o parecer e aprovado por unanimidade o Projeto de Lei municipal nº 020/2018, que altera dispositivos da Lei Municipal nº 2.599/2015, o qual dispõe sobre o Conselho do Plano Diretor (CONPLAD), sendo alterada a representatividade do Conselho, que passará a contar com 15 representantes, sendo 7 do Executivo e 8 de outros órgãos e sociedade civil.

Ao final da sessão, aconteceu a Manifestação em Tribuna dos Vereadores. A próxima sessão acontece no dia 09 de julho, na qual deve acontecer homenagem aos 25 anos do Clube de Mães Linda Kappaun, de Linha Cinco. Para a mesma sessão, foram convidados a participar os membros do Conselho Municipal de Habitação (Presidente e integrantes da Comissão Multidisciplinar), para falar sobre a forma como foi realizado o processo de seleção dos contemplados no Programa Municipal de Habitação no Loteamento Hermany II, modalidade Minha Casa Minha Vida, em atendimento ao Requerimento nº 030/2018, de autoria dos vereadores Silvestre Antônio Rebelato, Oneide Neuland, Patrícia Sandri e Leonardo Fior.