Inicial Câmara Proposições Notícias Projetos Contas Públicas Legislação Fale Conosco
História
Estrutura
Notícias
Período Legislativo
Comissões
Regimento interno
Atas e anais
Criação de Lei
Localização
Legislatura Atual
Mesa Diretora
Eleição da Mesa
Suplentes
Tribuna
Comissões
Atribuições
Subsídios
Líder da Bancada
Ordinárias
Solenes
Extraordinárias
Ex-Presidentes
Ex-Vereadores
Cargos e Remuneração
Diárias

 

 

 

 

 

 
 

11/05/2018

 

Legislativo realizou homenagem ao cinquentenário da Coprel

 

A Câmara Municipal de Vereadores de Ibirubá realizou na noite de quinta-feira (10) importante e merecida homenagem aos 50 anos da Coprel, completados no dia 14 de janeiro deste ano. Em uma noite marcada por muita emoção e alegria, as pessoas que se fizeram presentes na Sessão Solene logo na chegada eram remetidas a uma viagem no tempo, com uma decoração toda especial, preparada especialmente para contar a história da cooperativa de eletrificação com a maior área de permissão no Brasil – tudo preparado nos mínimos detalhes e com muito carinho.

O Requerimento para que a homenagem acontecesse foi de autoria da vereadora licenciada e atual Secretária Municipal de Saúde do município, Dileta de Vargas Pavão das Chagas, juntamente com os colegas vereadores André Ferreira, Dácio Azevedo Moraes, Giovani Moacir Diesel, Henrique Hentges e Jaqueline Brignoni Winsch. O evento contou com a participação dos Conselheiros da Coprel Leonir Fior, Vilson Floss e Olando Sand, facilitadores, demais colaboradores e também com uma presença toda especial: seu Arnaldo Bonzanini, sócio fundador da cooperativa, e que chega a suas mais de nove décadas de vida com um verdadeiro exemplo de vida e motivação a todos. Certamente, foi uma noite que proporcionou a todos diferentes tipos de emoções a todos os presentes. Em suas palavras, os vereadores e o Prefeito Abel Grave exaltaram o trabalho de excelência prestado pela cooperativa ao longo dos seus 50 anos de existência, enaltecendo também o trabalho social que a Coprel presta nos 72 municípios de sua área de atuação.

Mas, o grande e mais aguardado discurso da noite foi o do Presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello. O mesmo iniciou seu pronunciamento explanando suas palavras de gratidão e dizendo que uma homenagem, por mais singela que seja, tem um sentimento e um valor agregado muito importante. Citou o time de colaboradores e conselheiros, enaltecendo o trabalho dos mesmos, que transformam a cooperativa em um modelo de governança. Afirmou que a Coprel tem se desafiado cada vez mais a construir um modelo de comunicação que toca o sentimento das pessoas. Emocionado, disse que a história da Coprel é uma história muito linda, e que, quando pensa na história da cooperativa, seu pensamento logo se remete à imagem do seu pai, Olavo Stefanello. Citou alguns nomes dos fundadores da Coprel e, na pessoa deles, elogiou bastante seu Arnaldo Bonzanini, atuante cidadão que, no ato, representava na sessão os líderes daquela época.

“Cada localidade, na época, tinha três líderes, e estes líderes construíram a Coprel. Ibirubá construiu a Coprel, através de um movimento altamente qualificado de pessoas que tiveram a coragem de fundar a cooperativa. Gosto de buscar referências na pessoa do meu pai, seu Olavo, por sua coragem empreendedora. Passamos por tantos momentos em nossa vida, mas, quando eu olhava para ele, via nele uma imensa vontade de querer fazer sempre mais. E assim a Coprel ia indo avante, cada vez mais. Aquelas pessoas iam atrás do seu ideal, muitas vezes ‘se quebrando’ em muitos municípios, para viabilizar economicamente o empreendimento. Mas, uma coisa é certa: a liderança e a iniciativa fizeram a diferença”, destacou Jânio.

Na sequência, o Presidente da Coprel relembrou que muitos questionavam “por que a Coprel colocou postes de madeira”, respondendo que, se não tivessem feito isso, com esta coragem incrível, a Coprel não teria a metade do tamanho que tem hoje -  atualmente contando com 91% de sua área de atuação com postes de concreto. Destacou que a Coprel possui 72 municípios e mais de 250 km em sua área de extensão, indo desde Tupanciretã até a ponta do Uruguai, em Ibiaçá. Citou o trabalho social que a cooperativa desenvolve para tentar fazer algo melhor, algo diferente, que vá além das expectativas das pessoas que vivem nas comunidades onde a Coprel está inserida. “Por isso, nossa aproximação com os sindicatos, pois é importante sim olhar para a sustentabilidade econômica, mas, mais do que isso, olhar para sustentabilidade social. Olhar também para as pessoas, para o desenvolvimento dos colaboradores, para o modelo de governança. A Coprel, ao longo de sua trajetória, teve a coragem de fazer mudanças muito fortes, mas sempre humana, com respeito e valorizando o desenvolvimento das pessoas”, disse.

Por fim, Jânio anunciou grandes e importantes investimentos na cooperativa: “Até o final do ano, pretendemos investir mais de um milhão e meio de reais na Amisa, e importantes investimentos também serão realizados na Usina do Pinheirinho, onde felizmente conseguimos a licença ambiental e um empréstimo para dobrar a capacidade da usina, em um investimento de três milhões e meio de reais. Lembro, inclusive, que a primeira energia do município saiu do Pinheirinho, e depois disso um temporal enorme e uma enchente levaram tudo embora, mas felizmente resgatamos de volta e continuamos nosso progresso e desenvolvimento. Por isso, é importante nunca desistir”, disse, emocionado.

O presidente da Coprel anunciou ainda importantes investimentos que serão realizados levando internet para o interior, para mais de 200 famílias, destacando a parceria com o poder público para que tais projetos possam ser realizados. Por fim, se despediu falando sobre o modelo de governança da cooperativa, que se preocupa e prioriza ouvir os clientes, destacando as 1.500 pesquisas de satisfação realizadas todos os meses: “As pesquisas nos mostram que 98% dos nossos clientes não trocariam a Coprel, e isso nos deixa imensamente felizes, mas ainda existem os 2% que trocariam, e isso significa que, portanto, não somos perfeitos, mas temos o desafio enorme de melhorar, de buscar, de escutar e saber ouvir, de realizar, de construir, de fazer coisas novas, escutar e gerenciar pessoas e motivá-los a fazer algo diferente e cada vez melhor. E este é o nosso grande desafio: em como podemos nos provocar para construir um mundo melhor” finalizou Jânio, agradecendo mais uma vez a Câmara de Vereadores pela bela homenagem recebida.

Ao final do evento, aconteceu um jantar de confraternização junto à Sede Campestre da Ascoprel.

 

img-1578-min.jpg
img-1652-min.jpg
img-1656-min.jpg
img-1660-min.jpg
img-1664-min.jpg
img-1665-min.jpg
img-1668-min.jpg
img-1669-min.jpg
img-1671-min.jpg
img-1673-min.jpg
img-1675-min.jpg
 

 

 

 

DOE ORGÃOS, DOE SANGUE: SALVE VIDAS

Câmara Municipal de Ibirubá

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
* Manhã: 08:00 às 12:00
* Tarde: 13:30 às 17:30

Rua Firmino de Paula, 780 - CEP 98200-000 - Ibirubá-RS
54 3324-1919     54 3324-3838      54 3324-4221
vereadores@ibiruba.rs.gov.br
geral@camvereadoresibiruba.rs.gov.br
camaraibiruba@yahoo.com.br