04/05/2018

Vereadores mirins e o processo legislativo em pauta

Na tarde de quinta-feira (03/05), os vereadores mirins participaram de uma atividade diferenciada junto ao Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Ibirubá. Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de conhecer todos os aspectos relativos ao processo legislativo – foi um verdadeiro “aulão”, e chance para sanar todas as dúvidas relativas ao trabalho de um vereador.

A aula foi ministrada pelo assessor jurídico da Câmara, Jarbas Rodrigo Ruschel, que atua há bastante tempo na Casa e tem amplo conhecimento sobre o assunto.

Na pauta, questões como o funcionamento da Câmara, atribuições do vereador, limites de atuação e possibilidade do vereador, iniciativa do projeto, quórum de votação e tramitação de projetos, dentre outros diversos assuntos. Após uma importante atividade que colocou em prática os conhecimentos obtidos durante as explicações, foi realizado um lanche de confraternização.

Ao final da tarde, a avaliação dos jovens que representam o futuro político de nosso município foi amplamente positiva: a opinião de que a atividade foi essencial para entender como funciona todo o processo e assim obter maior e melhor conhecimento sobre as atividades desenvolvidas na Câmara Mirim foi unânime.

A próxima sessão dos vereadores mirins deve ser realizada ainda neste mês, com data a ser divulgada posteriormente.