Poder Legislativo Ibirubense

04/05/2018

6ª Sessão Ordinária teve homenagem aos 30 anos do Sindicato dos Metalúrgicos e aprovação de quatro projetos

A 6ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Ibirubá aconteceu na última segunda-feira, dia 30/04, com homenagem aos 30 anos do Sindicato dos Metalúrgicos e participação especial da Emater.

Na ocasião, após a deliberação da ata da sessão anterior, leitura dos ofícios recebidos e expedidos, leitura das indicações 076 e 085 até 088, além da leitura do Requerimento 018/18, foi realizada a leitura do Projeto de Lei Municipal nº 014/18, o qual institui a Comissão de Implantação e Monitoramento do eSocial no município e dá outras providências (baixado para as comissões, aguardando o parecer das mesmas).

Após, aconteceu a homenagem aos trinta anos do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica, Mecânica e de Material Elétrico de Ibirubá (STIMMME), em atendimento ao Requerimento da vereadora licenciada e atual Secretária de Saúde Dileta de Vargas Pavão das Chagas, juntamente com os vereadores Henrique Antônio Hentges e Dácio Azevedo Moraes. O Presidente do Sindicato Jair Carlinhos Lauxen recebeu das mãos dos proponentes da homenagem e do Presidente do Legislativo Vagner Oliveira a saudosa lembrança, agradecendo logo em seguida e relembrando em seu discurso a história do Sindicato no município de Ibirubá e sua luta incansável pela manutenção dos direitos dos trabalhadores da categoria, tais como  piso salarial, adicional noturno, adicional de insalubridade, horas extras, carteira de trabalho assinada e aposentadoria por tempo de serviço, dentre tantos outros, destacando ainda os demais benefícios oferecidos pela entidade aos associados, como cursos de qualificação profissional, atendimento odontológico e com médicos especializados e assessoria jurídica.

A equipe local da Emater, coordenada pelo gerente local da entidade Oneide Ernesto Kumm, ocupou seu espaço no Plenário logo após a homenagem para apresentar aos vereadores e demais presentes na sessão o seu relatório anual de atividades. Foi oportunidade também para apresentação dos principais resultados obtidos no ano de 2017, mostrando que mais uma vez a Emater se destaca como uma entidade séria e comprometida com o crescimento do município, através da prestação de assistência técnica social de excelência para as famílias rurais e comunidade local.

Logo após a explanação da Emater, iniciaram as leituras e votações de quatro projetos de Lei, sendo três deles do Executivo e um do Legislativo, o que gerou longos debates entre os vereadores. São eles:

- Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 002/18, que altera a Lei Complementar n° 003/2002, o qual sugere alteração de carga horária semanal de trabalho e a criação de um cargo de Assessor Jurídico para 30 horas semanais junto ao Executivo (aprovado por nove votos e favor e um contra);

- PL Complementar do Executivo nº 003/18, que altera dispositivos da Lei Complementar 003/2002 e dá outras providências, sugerindo a criação dos seguintes cargos: um intérprete de Libras, um técnico em Segurança do Trabalho e dois cargos de Enfermeiros, para atuar junto ao Executivo Municipal (aprovado por oito votos a favor e dois contra);

- PL Complementar 004/18, o qual acresce vinte cargos de professor, considerando a atual defasagem no quadro de funcionários desta área devido as licenças saúde e maternidade e laudos, alterando os atuais 160 cargos para 180 servidores para atuarem junto ao Magistério Municipal (aprovado por nove votos a favor e um contra);

- Projeto de Resolução nº 003/18, de autoria da Mesa Diretora, o qual limita o número de projetos para a concessão de títulos de Cidadão Ibirubense ou de Cidadão Honorário, ficando restrito o número de uma homenagem por vereador ao longo do ano (aprovada por unanimidade).

A sessão marcou também a despedidada vereadora Maria Ilani Henkes Lamb (PMDB), já que a vereadora Patrícia Sandri (DEM) irá retornar às suas atividades na Câmara após o período de Licença Maternidade.

As próximas sessões do Legislativo sofreram alterações nas suas respectivas datas: como na sessão que ocorreria no dia 21 de maio três vereadores estarão participando da Marcha dos Vereadores em Brasília, a mesma foi antecipada para o início do mês, e, portanto, irá ocorrer já na próxima terça-feira, dia 08 de maio (na ocasião, a Presidente do COMUTRAN, Ione Marques de Oliveira, se fará presente para explicar as principais mudanças em relação à Lei Seca). Já sequência, no dia 10 de maio, acontece a Sessão Solene em homenagem aos 50 anos da Coprel.

Sessões do mês de maio:

08/05 – Sessão Ordinária com presença do COMUTRAN