Ao Vivo

03/04/2018

Projeto Vereador Mirim retoma suas atividades

Na tarde de segunda-feira (02), os Vereadores Mirins da Câmara Municipal de Ibirubá deram início as suas atividades de 2018. Naquela tarde, o Presidente do Legislativo, Vagner Oliveira, juntamente com uma equipe de servidores da Câmara Municipal, acompanhou os jovens vereadores até algumas Secretarias Municipais, onde foram recepcionados pelos Secretários, coordenadores e servidores de cada Pasta. O objetivo das visitas foi apresentar aos Vereadores Mirins o funcionamento e funções pertinentes a cada Secretaria, para que os mesmos tenham maior entendimento sobre todo o processo que envolve a Administração Municipal e possam, consequentemente, colocar os conhecimentos adquiridos em prática durante o seu mandato.

No início da tarde, os Vereadores Mirins participaram de uma palestra junto ao Plenário da Câmara, sobre a correta destinação do lixo, ministrada por servidores da Secretaria da Agricultura e Departamento do Meio Ambiente. Na sequência, os jovens se deslocaram até a Secretaria de Indústria, Comércio e Empreendimentos, onde foram recepcionados pelo coordenador Luiz Barbosa. Na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Secretário Erico Pimentel Nogueira realizou as devidas explicações pertinentes ao setor. Na Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência, foram muito bem acolhidos pela Secretária e Primeira Dama Fabiana Alves Ritter Grave, juntamente com a Coordenadora do Departamento de Habitação, Maria Tedesco, e também pela Presidente da SOBENI, Cristina Natália Oliveira. Após, os jovens vereadores foram até a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, onde obtiveram uma rica troca de conhecimentos com explicações pertinentes a todos os serviços da Pasta através da Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental, Taciana Basso Tolazzi, bem como da Secretária da Pasta, Mariana Ribas Moraes.

Para encerrar a tarde, os jovens que atualmente representam o futuro político do município foram até a Secretaria Municipal de Saúde, onde prestigiaram a posse da vereadora Dileta de Vargas Pavão das Chagas como a nova Secretária da Saúde. No retorno até a Prefeitura Municipal de Ibirubá, ainda conheceram a Secretaria Municipal de Obras e Viação, onde conversaram com o Secretário Vanderlei de Souza.

A tarde, portanto, foi de uma rica troca de conhecimentos entre o Executivo Municipal e o Legislativo Mirim, que completará o mandato de um ano – portanto, ainda terão longos meses de muito trabalho pela frente. O Presidente Vagner Oliveira deve agendar na próxima semana visitas em todas as escolas participantes do Programa, para buscar conhecimento referente aos anseios das comunidades escolares. Após as visitas, será marcada a primeira sessão ordinária mirim do ano de 2018, para que os vereadores mirins possam dar continuidade ao trabalho que já vinham desenvolvendo em 2017.

Vereadores Mirins junto a Secretaria de Indústria, Comércio e Empreendimentos

Na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento