03/04/2018

Parte da área central receberá manutenção completa na rede elétrica

Preocupado com situações pontuais referentes à iluminação pública na área central do município, o Presidente do Legislativo, Vagner Oliveira, vem desde o mês de janeiro mantendo contato com a gerente de relacionamentos da RGE Cruz Alta, Mari Lucia Santos, solicitando esclarecimentos acerca de um poste de energia junto à Rua do Comércio, em frente ao CFC Jeremias. No final do mês de janeiro, o referido poste de madeira encontrava-se em estado deplorável e oferecia sérios riscos aos motoristas e pedestres, uma vez que, bastante inclinado, ameaçava cair a qualquer momento. Mas, a RGE, quando realizou o conserto, não fez a troca do poste – apenas o escorou com algumas talas.

Em busca dos referidos esclarecimentos, Vagner agendou importante reunião com a gerente da empresa de energia, a qual aconteceu na manhã de terça-feira (06), junto à sala de reuniões da Câmara Municipal de Vereadores de Ibirubá. Além do Presidente da Câmara e da gerente Mari Lucia, participaram também da conversa o Prefeito Abel Grave, servidor municipal Gustavo Roberto Schroeder (Fucks), servidor municipal vinculado ao Procon André Koch e Secretário de Obras Vanderlei de Souza.

Mari iniciou a reunião explicando que a RGE realiza de cinco em cinco anos técnicas de inspeção de rede em determinados trechos, o que aponta a necessidade de substituição de postes, cabos de rede, transformadores e retiradas de galhos de árvores, por exemplo. No final de 2017, foi realizada esta inspeção junto à Rua do Comércio, a qual apontou a necessidade da substituição de 16 postes no entorno do trecho. Em janeiro, ocorreram problemas com o poste de madeira em frente ao CFC Jeremias, o qual ficou inclinado, com risco de cair. Como a substituição do poste já estava prevista juntamente com todo o restante da troca de rede, a RGE optou então por realizar uma manutenção preventiva, escorando o poste com algumas talas e cruzetas. O fato acabou gerando revolta entre a população, que passou a exigir das autoridades municipais providências para a substituição do poste.

Mas, a boa notícia trazida pela gerente da concessionária de energia é de que a RGE já tem agendada a manutenção: serão substituídos, ao todo, 350 metros de rede. No trabalho, está inclusa a troca de 16 postes, bem como substituição de toda a fiação por cabos de rede mais modernos, com condutores de alumínio protegido, montados em estruturas de rede compactas - o que torna a rede visualmente mais agradável. Ao todo, a RGE investirá R$ 93 mil neste importante trabalho, que beneficiará a área central do município. Os trechos que receberão esta manutenção serão os seguintes:

- Rua do Comércio, entre a Sete de Setembro e Getúlio Vargas, e também até em frente ao Supermercado Cotribá;
- Rua General Osório, entre a Rua do Comércio até em frente à Loja Benoit;

A RGE tem previsto o trabalho para o dia 07 de abril, um sábado. Ao todo, serão trazidas oito equipes de Santo Ângelo para realizar a manutenção de forma rápida e eficaz, deixando os moradores da área central sem energia pelo menor tempo possível. A energia será desligada ao meio dia, com previsão de conclusão do trabalho para as 18 horas. A concessionária emitirá nos próximos dias avisos aos clientes atingidos, comunicando a desligada de rede. Caso o tempo não colabore no dia, a RGE comunicará nova data para a realização do serviço.

Durante a reunião, ainda, o Prefeito Abel Grave aproveitou a ocasião para sanar algumas dúvidas referentes a outras situações pontuais que envolvem a energia elétrica do município. Também ficou acordado que a Secretaria de Obras encaminhará para a RGE nos próximos dias um relatório com os principais pontos que apresentam problemas na iluminação pública nos mais diversos bairros da cidade, principalmente no que diz respeito à necessidade da troca de postes, para que possa ser realizada em breve uma vistoria e os devidos reparos, caso necessário.

Reunião entre representantes do Legislativo, Executivo e gerente da RGE Cruz Alta
aconteceu na manhã de terça-feira (06), na Câmara.