03/04/2018

Vereadores solicitam reposição de lombada eletrônica na ERS 223

O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Ibirubá e vereador do PRB, Vagner Oliveira, juntamente com o vereador Henrique Hentges (PT), reuniram-se com o Secretário dos Transportes do Rio Grande do Sul Pedro Westphalen na manhã de terça-feira (27), em Porto Alegre, para reivindicar a reinstalação da lombada eletrônica em frente a Vence Tudo, na ERS 223, pois a empresa anteriormente responsável pela lombada eletrônica retirou o equipamento ao perder o processo licitatório.

O local oferece grande periculosidade aos funcionários da empresa, pois o estacionamento está localizado do outro lado da rodovia, o que os obriga atravessarem a faixa diariamente. Com a retirada do equipamento, alta velocidade voltou a ser infringida por alguns motoristas no local, trazendo ainda mais riscos. O Presidente da Câmara, preocupado com a segurança da população e dos trabalhadores, afirma que o encontro foi necessário para discutir soluções para a situação, já que mais de 840 funcionários atravessam a ERS 223 diariamente, no mínimo quatro vezes ao dia.

O vereador Henrique Hentges também destacou a importância de incluir uma lombada eletrônica na rodovia, no trecho defronte a empresa: “A comunidade ibirubense está apreensiva com a retirada da lombada eletrônica que estava instalada na rodovia, devido a grande probabilidade de novos acidentes acontecerem naquele local, o que era comum antes da instalação do dispositivo”, explicou o vereador.

A área, que abrange grande número de empresas, é conhecida pelo alto fluxo de veículos que trafegam no local diariamente.   “Somente a reinstalação da lombada eletrônica no local onde anteriormente estava operando poderá minimizar os riscos de acidentes fatais, o que ficou comprovado no período em que esteve em operação”, acrescentou Vagner.

Segundo o secretário Westphalen, “será feito um aditivo para a empresa que venceu a licitação, e nos próximos dias será efetuada a instalação”, concluiu.

O pedido foi encaminhado ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) para dar prosseguimento ao processo.