Poder Legislativo Ibirubense

10/08/2015

Coprel assume fornecimento de energia em distritos de Ibirubá

Distritos de Alfredo Brenner e Santo Antônio do Bom Retiro, considerados áreas urbanas, eram atendidos pela concessionária RGE. A partir de agora, a Coprel está assumindo o fornecimento de energia elétrica com investimentos de cerca de R$ 360.000,00, que otimizarão a qualidade da energia aos moradores daquelas localidades.

Sob a condução do presidente Jânio Vital Stefanello e contando com a presença do poder público municipal: prefeito Carlos Jandrey, secretários municipais, presidente da Câmara de Vereadores Abel Grave e vereadores, e lideranças da região, a Coprel reuniu os moradores das duas localidades nos dias 05 e 06/08, para explanação da transição.

Ao fazer o uso da palavra em ambas reuniões, o prefeito Carlos externou sua alegria em poder participar do momento em que a Coprel consegue assumir a distribuição de energia elétrica nos dois distritos, pois a insatisfação dos moradores já vinha de muito tempo, em decorrência da falta de energia frequente.

O secretário de Administração e Planejamento Gustavo Schroeder revelou que a insatisfação dos usuários, quanto à qualidade da energia da RGE, gerou várias reclamações junto ao Procon Municipal.

Carlos falou que houve uma integração de forças entre administração municipal, poder legislativo, lideranças e Coprel, fazendo uma pressão muito forte para que se tivesse uma solução para a situação vivida por aquelas famílias.

Em entrevista ao Cidade Viva, informativo da Prefeitura Municipal, o presidente Jânio explicou que foi negociado no passado as poligonais, que são as delimitações geográficas da área de atuação entre as agentes, de um lado a RGE de outro lado a Coprel. Como a qualidade de energia não estava atendendo de forma satisfatória as necessidades dos usuários dessa região, necessitando a realização de investimentos por parte da RGE, houve um consenso entre as agentes, passando a Coprel a assumir o fornecimento da energia nos dois distritos.

Segundo Jânio, dentro de 60 dias, a RGE irá retirar os seus medidores e transformadores que serão substituídos pelos equipamentos da Coprel. O projeto prevê também outras adequações como instalação de mais transformadores, troca de postes e construção de redes paralelas que, com muita convicção - disse o presidente Jânio, promoverão uma melhoria muito grande na qualidade de energia.

Carlos ressaltou o valor deste momento pelo trabalho que a Coprel desenvolverá em benefício de geração de renda e melhoria na qualidade de vida das famílias moradoras dali. A Prefeitura passa a ser associada da Cooperativa de Eletrificação Rural em razão das unidades de atendimento de Saúde, existentes nos dois distritos, e da Escola de Ensino Fundamental em Alfredo Brenner. Como associadas, Prefeitura e todas as famílias de Alfredo Brenner e Santo Antônio do Bom Retiro usufruirão da qualidade da energia, dos serviços oferecidos e dos benefícios sociais que a Coprel gera para a comunidade.