Ao Vivo

18/11/2013

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER FOI ASSUNTO NO PLENÁRIO

Dia 25 de novembro é o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher e foi em razão disso que, durante a última Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Ibirubá, que aconteceu na noite de segunda-feira, 18, a Secretária Municipal do Trabalho, Assistência Social e Habitação, Jaqueline Brignoni Winch, solicitou um espaço de 40 minutos para realizar uma explanação sobre os trabalhos realizados em conjunto com o Conselho Municipal da Mulher e Coordenadoria Municipal da Mulher.

A ocasião contou ainda com as presenças da primeira dama, Gesmari Jandrey e da delegada de polícia, Diná Rosa Aroldi, que informou os índices alarmantes de agressões contra a mulher constatados nos municípios de Ibirubá e Quinze de Novembro (este com pequena porcentagem).

Os números de Violência Doméstica registrados pela Delegacia de Polícia de Ibirubá somam um total de 160 registros, dentre eles:

- Medidas Protetivas: 58
- Procedimentos de Lei Maria da Penha: 145
- Prisões Preventivas: 5 (quando o homem descumpriu a medida protetiva)
- Maiores crime: Ameaça (66), Injúria (33), Lesão corporal (30), vias de fato (28), perturbação da tranquilidade (15), danos (3), calúnia (1), difamação(1), violação de domicílio (1).

Em relação aos bairros: Floresta – 24, Progresso – 21, Centro – 15, Interior – 14, Jardim – 13, Planalto – 13, Santa Helena – 11, Chácara – 9, São Jacó – 9, Hermany – 6, Unida – 6, Por do Sol – 5, Nova Jardim – 4, Odila – 4, Aparecida – 2, Hípica – 1, outros municípios - 8 (incluindo Quinze de Novembro).

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER é qualquer conduta - ação ou omissão de discriminação, agressão ou coerção ocasionada pelo simples fato de a vítima ser mulher e que cause dano, morte, constrangimento, limitação, sofrimento físico, sexual, moral, psicológico, social, político, econômico ou perda patrimonial. Essa violência pode acontecer tanto em espaços públicos ou privados.

Denuncie! Disque 180 ou 100 (denúncia anônima)