O
programa foi implementado em 2003 e operacionalizado
em 2004, com o objetivo de promover a interação
entre a Câmara de Vereadores e a comunidade
através das escolas. Além de proporcionar
a circulação de informações
nas escolas sobre as atividades gerais da Câmara
Municipal, possibilitou aos alunos a experiência
e o despertar para a importância da participação
política, contribuindo para a formação
de sua cidadania e compreensão de todos
os aspectos da política brasileira.
No primeiro ano de existência o programa teve a participação das escolas públicas e particulares, que elegeram 33 (trinta e três) Vereadores Mirins, sendo 03 (três) por escola, com 11 (onze) vereadores titulares e 22 (vinte e dois) suplentes, que uma vez por mês realizaram as Sessões Ordinárias da Câmara Mirim.
Todas as deliberações das Sessões Mirins foram encaminhadas para a Mesa Diretora da Câmara e após, apreciadas pelos vereadores, foram encaminhadas ao Executivo Municipal e demais órgãos competentes.
O programa teve a coordenação de Cleide Fernandes que trabalhou junto com a Comissão Gestora, formada por um representante de cada escola participante, Secretaria de Educação e de um Vereador.